PETI

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cartão vermelho para trabalho infantil

Como debater sobre trabalho infantil com alunos de 4ª série? Esse foi o desafio proposto pelo professor Alessandro Rodrigues de Almeida e a pedagoga Camila Renata Lobo, na Escola Municipal São Gabriel, em Fazenda Rio Grande.
A Escola, que já possuía um periódico mensal dos alunos, com temática diversificada, decidiu, então, criar uma edição exclusiva sobre trabalho infantil.
 
E o trabalho começou com uma intensa preparação. “Para entendermos o paradigma do trabalho infantil, precisaríamos, obrigatoriamente, entender o conceito de trabalho geral e o papel das profissões.” aponta a pedagoga Camila, lembrando que nesta primeira fase toda a turma foi envolvida em pesquisa e levantamento das notícias sobre o tema publicadas na Gazeta do Povo impressa e online.
 
A pesquisa, por sua vez, teve duas etapas. A primeira era familiarizar o aluno com manuseio do jornal e identificar os diferentes elementos que compõem sua estrutura.  Na segunda fase, os alunos foram motivados envolver toda a comunidade escolar.
 
Acompanhados por professores, realizaram entrevistas com comerciantes do bairro, funcionários da escola e familiares. As perguntas englobaram o conceito de trabalho em geral, mas principalmente o início da carreira de cada um. “O levantamento de informações junto aos pais foi importante e proporcionou uma troca de experiências: os filhos passaram a entender a história dos pais, e os pais, a importância do questionamento dos filhos”, afirma o professor Alessandro.
 
Conhecer e Divulgar
De volta à escola, os alunos tabularam as informações e construíram um infográfico que mostrou a realidade do trabalho na região. Depois disso, mãos à massa: era hora de produzir a edição extra do jornal Notícias São Gabriel.
“Nesta edição, conseguimos discutir o tema trabalho infantil desenvolvendo os diferentes gêneros textuais encontrados num jornal: editorial, entrevista, crônica, texto de humor, tirinha e classificados. Para isso, foi fundamental explorarmos todos os dons naturais dos alunos.
Fonte GRPCOM

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